O Metrô de São Paulo está recebendo as primeiras unidades de um lote de 19 novos trens para o monotrilho da Linha 15-Prata. Os veículos serão necessários para reforçar a operação da linha, que registra um crescimento constante no número de usuários, além de suprir a demanda futura que chegará ao sistema por meio das duas expansões previstas:
- Entre Vila Prudente e Ipiranga
- Entre Jardim Colonial e Jacu-Pêssego
A previsão é que os novos trechos sejam entregues em 2027.
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A Frota S
Recentemente, o Via Trolebus esteve no Pátio Oratório e acompanhou de perto a chegada da primeira composição do novo lote, a S29, fabricada na China pelas empresas Alstom e CRRC.
O design frontal do trem segue o mesmo padrão das 27 primeiras unidades fabricadas pela Bombardier, conhecidas como Frota M. Seguindo a nomenclatura alfabética, o Metrô classificou os novos trens como Frota S.
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Evolução dos Trens
Como de praxe, a estatal busca aprimorar os novos trens com base na experiência adquirida com as frotas anteriores. Foi assim com a Frota P, atualmente operada na Linha 5-Lilás pela ViaMobilidade, que recebeu melhorias a partir das sugestões dos metroviários. O trem, adquirido pelo Metrô, é um dos melhores avaliados pelos funcionários.
Agora, com 10 anos de operação do monotrilho, a Frota S representa uma evolução da Frota M. No entanto, as mudanças mais significativas estão em componentes não visíveis ao passageiro.
Principais Melhorias
- Roda de carga: o pneu que suporta todo o peso do monotrilho foi aprimorado para aguentar mais carga, e o sistema run-flat também passou por melhorias. O sensor de temperatura das rodas foi modernizado.
- Engates: as peças que conectam os carros foram redesenhadas, sendo classificadas como “semi-permanentes”, o que garante maior vida útil e mais elasticidade.
- Sapatas coletoras: o sistema que coleta energia do trilho lateral da viga-guia foi redesenhado para aumentar sua durabilidade.
- Vidros: os novos são mais leves e resistentes.
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Mudanças no Interior
As cores do salão de passageiros foram mantidas, mas alguns detalhes foram alterados para reduzir custos de manutenção e melhorar a experiência do usuário.
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- Assentos: os novos são feitos de fibra de vidro, um material mais barato para substituição, além de contar com maior expertise na manutenção pelo Metrô.
- Pega-mãos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida: foram reposicionados para facilitar o acesso aos assentos reservados.
- Mapas dinâmicos: foram redesenhados para melhor visualização.
- Gangway: a conexão entre os carros agora conta com piso metálico, proporcionando mais resistência e segurança.
- Ar-condicionado: as saídas de ar dos filtros foram otimizadas, reduzindo significativamente o tempo necessário para troca e manutenção.
Novos Intercomunicadores
Uma das melhorias sugeridas pelos funcionários do Metrô foi a relocalização do intercomunicador para comunicação com o operador/CCO. Agora, o equipamento será instalado em uma posição mais baixa, permitindo o acesso de cadeirantes, que geralmente ocupam os primeiros ou últimos carros da composição.
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Essas mudanças refletem a busca por mais eficiência operacional, conforto e acessibilidade para os usuários do Metrô de São Paulo.