Ferrovia no litoral Sul de SP é cotada para abrigar trem e VLT

Foto: Jornal Bem-Te-Vi

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), mantém os planos de estender o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que atualmente atende São Vicente e Santos, até o município.

Segundo o site A Tribuna, Mourão deve se reunir com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para discutir a possível expansão do modal.

“O VLT em Santos atende cerca de 25 mil passageiros diariamente, e ampliá-lo para Praia Grande atenderia mais de 70 mil usuários da cidade e de outras localidades do Litoral Sul.” – afirmou o prefeito.

Como seria a extensão

A publicação informa que o VLT teria aproximadamente 25 quilômetros, partindo da Ponte dos Barreiros, em São Vicente, até a divisa com Mongaguá.

O projeto prevê a construção de um viaduto exclusivo de 400 metros, que conectaria o sistema a uma área utilizada por muitos anos para o cultivo de chuchus. A partir desse ponto, o percurso seguiria por 3.280 metros até o bairro Tude Bastos. Depois, o VLT acompanharia o traçado da Via Expressa Sul até a Curva do S, passando a utilizar a faixa de domínio da antiga Ferrovia Santos-Juquiá, com Jardim Solemar como destino final.

Foto: Renato Lobo

Proposta do prefeito contrasta com possíveis planos do Estado

A ideia de levar o VLT pela ferrovia Santos-Juquiá se sobrepõe a duas das três alternativas estudadas para o Trem Intercidades – Eixo Sul, que ligaria São Paulo a Santos.

O governo estuda três possíveis rotas para a descida da serra:

  1. Via Paranapiacaba
  2. Via Parelheiros
  3. Via Rodovia dos Imigrantes

As duas últimas opções preveem a conexão da serra com Mongaguá e o uso da ferrovia analisada pelo prefeito como alternativa para o VLT.

Estudos em andamento

O Governo de São Paulo firmou um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a realização de estudos que definirão os traçados de dois eixos do Trem InterCidades: o eixo Leste e o eixo Sul. O eixo Leste conectará São Paulo a São José dos Campos.

De acordo com o governo, a escolha do melhor traçado dependerá de dois fatores principais: o custo de implantação (CAPEX) e o tempo de viagem. O governador Tarcísio de Freitas declarou:

“Nós temos algumas alternativas de traçado. Obviamente, você sempre pensa na alternativa Parelheiros, Itanhaém, Mongaguá, conectando aquela antiga linha da Santos-Cajati para chegar em Santos. É uma possibilidade. Mas existem outras possibilidades também, como margeando a Imigrantes. Vamos analisar os custos e o tempo de viagem para decidir o melhor traçado.”

Trecho da ferrovia em Itanhaém

A história da ferrovia

A Linha Santos-Juquiá, anteriormente chamada de Ramal de Juquiá, é uma ferrovia paulista de bitola métrica que conecta o Porto de Santos à cidade de Juquiá, passando pelos municípios de Itanhaém e Peruíbe.

Em 1986, a Fepasa expandiu a ferrovia com a construção da Extensão Juquiá-Cajati, acrescentando 70 quilômetros ao trajeto e estendendo a linha até Cajati, passando por Registro.

A ferrovia transportou passageiros até a década de 1990 e cargas até o ano de 2002.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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