Mais pessoas estão utilizando a Linha 9-Esmeralda

Linha 9 corre ao lado do Rio Pinheiros - Renato Lobo | Via Trolebus

Mais passageiros passaram a utilizar a linha de trem que liga Osasco a Varginha, percorrendo a Marginal Pinheiros.

De acordo com um comunicado da ViaMobilidade, a Linha 9-Esmeralda atingiu, no ano passado, um recorde no número de passageiros transportados. Em 2024, os trens da linha receberam 131,9 milhões de passageiros, enquanto em 2022, primeiro ano de concessão, 107,4 milhões de pessoas utilizaram o sistema.

Esse crescimento de 18,5% no período representa a entrada de mais de 24,4 milhões de passageiros no sistema em apenas dois anos.

Renato Lobo

Mais passageiros por dia útil

Outro dado do levantamento destaca o volume diário de pessoas que utilizam as 21 estações da ferrovia, criada nos anos 1950. Em 2024, pela primeira vez, a linha registrou um total de 514.748 passageiros transportados em um único dia.

Estações mais movimentadas

As estações Pinheiros e Santo Amaro, que fazem integração com as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, respectivamente, bateram recordes de passageiros no último ano.

Em um único dia, a Estação Pinheiros registrou 115.353 usuários, superando a marca anterior de 113.906 no mesmo ano. Já a Estação Santo Amaro recebeu 95.521 passageiros, 1.091 a mais do que os 94.430 registrados em 2023.

Renato Lobo

Mais usuários previstos

O número de passageiros pode crescer ainda mais com a entrega da Estação Varginha. A parada mais ao sul da ferrovia foi inaugurada há algumas semanas e ainda opera de forma restrita e assistida. A expectativa é que mais usuários passem a utilizar a linha conforme o horário de funcionamento da nova estação seja ampliado para 4h da manhã até meia-noite, igualando-se ao restante da linha.

Outra inauguração que pode impulsionar o fluxo de passageiros é a entrega da Linha 17-Ouro do monotrilho, que terá integração com a Linha 9-Esmeralda na Estação Morumbi.

A história da ferrovia

A linha foi inaugurada já eletrificada em 1957 pela Estrada de Ferro Sorocabana, com o objetivo de encurtar a ligação entre o centro da capital e o trecho de descida da serra pela linha Mairinque-Santos. Os serviços de trens suburbanos tiveram início na mesma época, com partidas da Estação Júlio Prestes e, em alguns períodos, chegando até a Estação Evangelista de Souza, localizada no extremo sul do município de São Paulo, próxima à Serra do Mar. Naquela época, os trens operavam em via única, com bitola métrica, e a maioria das estações eram estruturas simples e precárias.

Em 1971, a linha foi incorporada à Fepasa, que a rebatizou como Linha Sul. No final da década, os serviços foram interrompidos para obras de duplicação da via e conversão da bitola para 1,60 metro. Em 1981, as operações foram retomadas, inicialmente no trecho entre Osasco e Pinheiros, chegando novamente à Estação Jurubatuba em 1987.

Em 1992, houve uma extensão operacional de Jurubatuba até Varginha, que permaneceu ativa até 2001. Esse trecho ainda utilizava os trilhos de bitola métrica originais da Sorocabana, mantidos pela Fepasa.

A partir de 1996, a linha passou a ser administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sendo denominada Linha C-Celeste. A estatal operou o serviço até 2022, quando a ViaMobilidade assumiu a concessão e passou a administrar a operação da linha.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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