Na semana passada, uma das tuneladoras da Linha 6-Laranja atingiu a estação São Joaquim, a última do trecho sul do projeto. No entanto, esse não é o destino final do equipamento, que agora segue escavando em direção ao Poço Felício dos Santos, um segmento não operacional com aproximadamente 360 metros de túneis.
Interrupção na Linha 1-Azul devido à passagem do Tatuzão
Por conta do avanço da tuneladora, a operação da Linha 1-Azul do Metrô sofrerá alterações neste fim de semana. No sábado (15) e no domingo (16), a estação São Joaquim permanecerá fechada ao público, e a circulação dos trens entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro será suspensa.
![](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2024/09/WhatsApp-Image-2024-09-08-at-13.29.30.jpeg)
Em situações como essa, é comum que o Metrô interrompa temporariamente o tráfego de trens na área por questões de segurança. Medidas semelhantes já foram adotadas anteriormente, como na passagem da tuneladora da Linha 4-Amarela sob as linhas 2-Verde e 1-Azul, e também quando o Tatuzão da Linha 6-Laranja cruzou a Linha 4-Amarela.
Como será a operação da Linha 1-Azul
Durante o fim de semana, os trens da Linha 1-Azul circularão em dois trechos distintos:
- Trecho Sul: Jabaquara ↔ Vergueiro
- Trecho Norte: Japão-Liberdade ↔ Tucuruvi
O intervalo médio entre os trens será de cinco minutos no sábado e de sete minutos no domingo.
Para atender os passageiros no trecho interrompido (Japão-Liberdade ↔ Vergueiro), o sistema Paese disponibilizará 25 ônibus articulados que circularão continuamente durante o horário de funcionamento do Metrô, com intervalos programados de três minutos.
![](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_20220603_155536.jpg)
Senhas para o Paese e alternativas de trajeto
Ao desembarcar nas estações Japão-Liberdade ou Vergueiro, os passageiros receberão uma senha de um funcionário do Metrô, permitindo o reingresso ao sistema sem custo adicional. A única exceção será para quem utilizar o Paese na estação São Joaquim, que estará fechada — nesses casos, o embarque será tarifado ao entrar novamente no Metrô.
Quem preferir caminhar o trecho entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro (aproximadamente 1,5 km) deve retirar sua senha ao desembarcar para evitar uma nova cobrança ao acessar o sistema.
Outra alternativa para os passageiros é utilizar as conexões com outras linhas do Metrô, evitando o deslocamento com os ônibus do Paese.