O transporte “Aquático“, operado por embarcações, conecta a zona sul de São Paulo, percorrendo o trajeto entre o Cantinho do Céu e o Terminal Hidroviário Mar Paulista.
Esse tipo de solução, utilizada há séculos em diversas partes do mundo, possui um percurso de 5,6 quilômetros e reduziu significativamente o tempo de viagem. O trajeto, que antes podia levar até 1h20, agora é feito em apenas 17 minutos.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o sistema atingiu, nesta quarta-feira (12), a marca de 350 mil passageiros transportados desde sua inauguração, em 13 de maio de 2024.
![Barco "Bororé I" durante demonstração na Represa Billings. O barco está visto na diagonal dianteira sobre a água esverdeada. Ao lado há uma plataforma de embarque flutuante. Há algumas pessoas na parte dianteira do barco. Ao fundo pode ser vista uma margem.](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2024/04/aquatico-sp-compressed-1-2.jpg)
Operação
A travessia é realizada por cinco embarcações que operam das 5h às 21h, proporcionando um ganho de até duas horas no deslocamento da população. No Terminal Hidroviário Mar Paulista, os passageiros podem embarcar em ônibus elétricos a bateria, que os levam até o Terminal Santo Amaro, ponto de integração com 62 linhas de ônibus e o sistema sobre trilhos.
Plano Municipal Hidroviário
A longo prazo, a Prefeitura de São Paulo pretende expandir esse modelo de transporte, transformando represas e rios da cidade em corredores de múltiplo uso, com navegação urbana para passageiros, turismo e transporte comercial.
![](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2024/11/aquatico-rio-pinheiros-conceito-prefsp.jpeg)
Chamado de PlanHidro SP, o projeto prevê, até a próxima década, a criação de rotas hidroviárias nas regiões leste, sul, sudoeste, oeste e centro da cidade, abrangendo os seguintes trechos:
- Reservatório Billings
- Reservatório Guarapiranga
- Canal Superior do Rio Pinheiros
- Canal Inferior do Rio Pinheiros
- Canal Central do Rio Tietê
- Canal Leste do Rio Tietê
- Canais do Rio Tamanduateí
Além do transporte de passageiros, turismo e carga, o projeto, que prevê investimentos superiores a R$ 2,3 bilhões, também contempla a criação de ecopontos, áreas verdes, passarelas sobre os rios, travessias e integração com o sistema sobre trilhos. Um dos destaques é a conexão com a Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade, que percorre a margem do Rio Pinheiros.