O terceiro novo trem da Linha 15-Prata do monotrilho já está no Brasil, conforme comunicado do Metrô de São Paulo.
A composição chegou ao Porto de Santos nesta terça-feira (11), vinda de Xangai, na China. A previsão é que seja encaminhada ao Pátio Oratório, na zona leste da capital, até o fim de fevereiro, junto com o segundo trem, que desembarcou em janeiro. Essas aquisições fazem parte do investimento de R$ 1,4 bilhão do Governo de São Paulo para a compra de 19 novas composições, com o objetivo de melhorar a mobilidade na Zona Leste.
Próximos passos
O próximo passo será a liberação aduaneira para que os dois trens sejam transportados até o Pátio Oratório. Lá, serão montados sobre as vigas por meio de um braço mecânico, processo que leva cerca de 20 dias para cada unidade. Em seguida, começam os testes estáticos e dinâmicos, além dos procedimentos para obtenção do certificado de segurança. A entrada em operação dos novos trens está prevista para o segundo trimestre de 2025.
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Fabricação
Os trens foram adquiridos pelo Metrô junto ao Consórcio CEML, formado pelas empresas Alstom e CRRC, responsáveis pela construção da via, fabricação dos trens e implantação de sistemas. O quarto trem já foi embarcado em Xangai e deve chegar ao Porto de Santos em março, enquanto as demais composições serão entregues gradativamente até 2026.
Os novos trens possuem especificações semelhantes aos que já operam na Linha 15-Prata, com sete carros interligados, sistemas de telecomunicações e gestão inteligente de energia, monitoramento por câmeras, iluminação LED e mapa dinâmico. Além disso, contam com tecnologia para operação totalmente automatizada, semelhante ao funcionamento das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de Metrô.