Estação Varginha reabre após 24 anos
Na próxima segunda-feira, os moradores da zona sul de São Paulo poderão voltar a utilizar os trens na estação Varginha, que retorna à operação 24 anos depois de ter sido desativada. A antiga estação deixou de funcionar devido à precariedade da infraestrutura da linha, que tornava inviável a continuidade do serviço na época.
História da antiga Estação Varginha
Construída em 1992 pela Fepasa, a estação Varginha fazia parte da antiga ferrovia implantada décadas antes pela Estrada de Ferro Sorocabana. Ela funcionava como terminal de uma extensão operacional iniciada na atual estação Jurubatuba, que, naquele período, também representava o fim da via duplicada em bitola larga.
Na época, o sistema utilizava trens da Série 5000 em unidades de seis carros. Passageiros que seguiam viagem após Jurubatuba precisavam desembarcar para trocar de trem, algo semelhante ao que ocorre hoje na extensão da Linha 8-Diamante. No entanto, o trecho operava em via singela na maior parte do percurso, o que exigia que os trens aguardassem uns pelos outros nas estações para seguir viagem.
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Por ser considerado um sistema provisório, muitas das estações do ramal eram construídas de madeira, e o acesso aos trens era gratuito até Jurubatuba, onde o pagamento da passagem era exigido. Apesar de temporário, o modelo foi mantido por limitações orçamentárias e acabou sendo preservado pela CPTM até sua desativação em novembro de 2001.
Sem expansão para Parelheiros
Com a chegada da Linha 9-Esmeralda até Varginha, surgiram especulações sobre a extensão do serviço ferroviário até o distrito de Parelheiros, algo que foi discutido e até prometido em campanhas eleitorais. No entanto, a CPTM já declarou que o projeto não será levado adiante.
Durante uma visita às obras da estação Mendes–Vila Natal, em 2020, o então presidente da CPTM, Pedro Moro, afirmou que estudos foram realizados, mas que o tipo de demanda na região seria melhor atendido por um corredor de ônibus. A área de Parelheiros, que conta com 153 km² e uma população de mais de 202 mil habitantes, deverá ficar de fora da expansão ferroviária.
Trem InterCidades pode conectar à Baixada Santista
Outro projeto em estudo é o Trem InterCidades (TIC) no eixo sul, que poderá ligar São Paulo à Baixada Santista. Avaliado em cerca de R$ 15 bilhões, o projeto está em fase de estudos de viabilidade e modelagem de negócios.
A extensão do ramal está prevista para ter entre 80 km e 115 km e poderá gerar 13 mil empregos diretos durante a construção. Três traçados estão sendo analisados, um deles passando por Varginha:
- Descida por Paranapiacaba
- Percurso pela Rodovia dos Imigrantes
- Extensão pela Linha 9-Esmeralda
O projeto foi qualificado no programa de parcerias do governo estadual, e não há prazo para o leilão ou início das obras.