Em julho de 2023, o Via Trolebus visitou as obras do novo túnel da Estação da Luz, e nesta quarta-feira retornamos ao canteiro de obras para conferir os trabalhos que devem aliviar a lotada e histórica estação.
A construção está dividida em duas partes. A primeira consiste em um novo acesso da estação para a CPTM, construído em vala a céu aberto, pelo método VCA Invertido. Esse método envolve concretar a vala em forma de “U” invertido, com a preparação das paredes e a concretagem da laje superior. A partir desse ponto, a escavação é feita por baixo da laje, com a concretagem de novos pisos.

O poço já está concretado, onde os trabalhadores estão rebaixando o piso.

A segunda parte da obra envolve a escavação de um túnel pelo método NATM (Novo Método Austríaco para Abertura de Túneis), que, de forma simplificada, consiste na escavação com o uso de escavadeiras. O túnel já foi completo, restando ainda revestimentos e acabamentos:

De acordo com o relatório de empreendimentos da CPTM, datado de setembro, a previsão é que essa nova estrutura seja entregue no segundo semestre de 2025. O atual túnel atende aproximadamente 46 mil passageiros nos horários de pico.
Confira imagens em nosso canal no YouTube:
