A Marcopolo Rail está desenvolvendo um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com piso baixo e propulsão elétrica. A informação foi confirmada por Petras Amaral Santos, gerente executivo da empresa, em entrevista ao Via Trolebus.
O executivo esteve presente na InnoTrans 2024, onde comentou que o novo veículo está sendo criado em parceria com outras empresas e voltado para o mercado latino-americano.
“Estamos desenvolvendo uma solução de VLT com piso baixo e catenária, em parceria com alguns parceiros estratégicos, pois acreditamos que esse segmento oferece muitas oportunidades tanto no Brasil quanto em outras cidades da América Latina. VLTs são extremamente voltados para o ambiente urbano, e aqui na Europa podemos ver muitos em operação, com raios de curva menores”, explicou.
A Marcopolo Rail já desenvolveu os veículos para o sistema Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos e está fornecendo trens para um sistema regional no Chile.

“Vamos entregar os primeiros trens para o Chile, especificamente para o ramal Talca-Constitución, que tem 88 quilômetros de extensão”, afirmou Santos. Esses trens são movidos a diesel, mas podem ser convertidos para um modelo híbrido com baterias.
Confira a entrevista completa:
