Penha pode ser ponto de partida de trem até o São José dos Campos

A estação Penha da Linha 3-Vermelha do Metrô, em poucos anos, se tornará um grande ponto de conexão com a chegada da Linha 2-Verde ao bairro, além da integração com a Linha 11-Coral da CPTM. Em um cenário otimista, o novo hub estará em funcionamento em 2027.

Outra conexão em estudo poderá adicionar uma quarta linha, desta vez um trem de longo percurso: o Trem Intercidades (TIC) eixo leste, que promete ligar a capital paulista a São José dos Campos.

Segundo o Secretário de Parcerias de Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, em entrevista à Revista Ferroviária, a Penha pode ser o ponto de partida para o serviço que chegará ao Vale do Paraíba. A intenção, segundo o secretário, é que o trem atenda um local com conexões com o Metrô, assim como o TIC Sul, que poderá chegar à estação Santos-Imigrantes, e o TIC Norte, que pode ir até Barra Funda.

Ainda não está definido qual caminho o trem faria: pela antiga ferrovia central do Brasil, ou junto a Rodovia Ayrton Senna. Também não está claro qual trajeto faria dentro da cidade de São Paulo.

Em que pé está o projeto do trem até São José dos Campos?

Em maio, foi anunciado que a administração estadual aprovou mais quatro projetos ferroviários no programa de investimentos. Entre eles, estão dois novos projetos de trens de médio percurso. O governo incluiu no pacote de concessões o Trem Intercidades São Paulo-São José dos Campos e São Paulo-Santos. Também estão inclusos os projetos de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) nas regiões de Campinas e Sorocaba.

Os estudos desses trechos estão a cargo da International Finance Corporation (IFC). Para esses projetos, os leilões podem ocorrer em 2027, um prazo considerado bastante otimista.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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