
O Metrô de São Paulo vai fechar parte da estações da Linha 2-Verde neste domingo (11) para a implantação do CBTC, sistema de controle de trens. As estações V. Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro estarão inoperantes comercialmente entre as 4h40 e as 10 da manhã.
O sistema CBTC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação), trata-se de uma tecnologia que permite que a distância entre os trens seja reduzida sem comprometer a segurança. A distância mínima, hoje de 150 metros, cairá para 20 metros. O Governo contratou a empresa Alstom em 2008, por R$ 750 milhões.
No entanto, houve atrasos para implantação da tecnologia, e o prazo foi postergado várias vezes. O Ex-presidente da companhia, Peter Walker chegou a classificar o sistema como “um problema”.
A nova promessa é na Linha 2 para este ano e linhas 1 e 3 para 2014. O Metrô afirma que São Paulo é a primeira cidade da América do Sul a implantar o sistema CBTC e, por isso, os testes realizados na Linha 2-Verde são complexos e programados por trechos para minimizar o impacto aos usuários.
“Estão sendo desenvolvidos softwares específicos que proporcionarão menor intervalo entre os trens, maior conforto aos usuários e segurança do sistema”, disse a companhia. Segundo o Metrô, a cada teste do software, os técnicos analisam os resultados obtidos e, caso seja necessário algum ajuste, uma nova versão do programa pode ser elaborada.

“Por conta dessa complexidade, pode ocorrer a necessidade de um teste complementar. O Metrô já concluiu a instalação entre as estações Vila Prudente e Sacomã.” Para garantir a segurança dos usuários, segundo a companhia, o Metrô só vai liberar o sistema para operação após a conclusão de todos os testes.
A linha 4-Amarela já opera com o sistema CBTC, fornecido pela Siemens. Será implantando também nas Linhas 8, 10 e 11 da CPTM.
