No final do mês de julho, a ViaMobilidade recebeu seu terceiro novo trem da série 8900, do lote de novas composições que estão sendo fabricados pela Alstom. O primeiro comboio começou a operar em junho e o segundo no dia 16 de agosto.
Já o A03 iniciou nos últimos dias seus primeiros testes, de acordo com registros de Victor Rodrigues Siqueira:


São ao todo 36 novos trens, compondo uma frota de 288 carros, que faz parte de investimentos previstos no contrato de concessão das linhas 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos.
“O trem da série 8900 entregue à concessionária faz parte de um pacote de investimentos de R$ 3,8 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos”, diz nota da operadora.

Oito trens esse ano
Durante a entrega do primeiro trem da série 8900, o governador Tarcísio de Freitas afirmou ainda neste ano as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda devem ganhar mais oito em operação.
“É o primeiro de 36 trens que vão ser entregues. Então ao longo desse ano, onze trens devem ser entregues, oito certamente entrarão em operação. Vamos tentar ao máximo acelerar o cronograma de maneira que no ano que vem teremos os 36 entregues.” – disse o Governador.