
O trem da série 5400 é o último de uma época onde foram compradas diversas composições por estatais que operavam no estado. Foi adquirido na década de 70 pela antiga Fepasa, e em períodos que operava pela CPTM, no eixo principal da Linha 8-Diamante, chegou a operar com 12 carros, sendo o maior trem metropolitano do Brasil.

Foram adquiridas 100 unidades elétricas fabricadas por consórcio formado por algumas empresas, entre elas a Francorail, a Cobrasma e a MTE. Dos 100, dezoito foram construídos na França, e os outros montados pela Cobrasma.


Na década passada, os trens passaram a operar com quatro carros apenas na extensão da Linha 8, sendo que a frota dos renumerados 5400 somam seis unidades. As composições foram herdadas pela ViaMobilidade, que nesta terça, apresentou o primeiro repaginado.

A ViaMobilidade ainda não sabe se vai manter esses trens pelos 30 anos de concessão. E um segundo trem da série 5400 já está sendo estilizado.