A Alstom anunciou que assinou contrato para ampliação do sistema VLT – Veículo Leve sobre Trilhos do Rio de Janeiro. A expansão do sistema deve levar os trens para um terminal integrado a um novo sistema de BRT, além da interligação com a rodoviária da capital carioca.
De acordo com a fabricante, o escopo do projeto inclui a ampliação da linha do VLT em cerca de 700 metros em via dupla e a construção de uma nova estação (Terminal Gentileza), com quatro plataformas, o fornecimento do sistema APS para todo o trecho (1,4 km), uma subestação retificadora e adaptação de uma existente e fornecimento de toda a sinalização do trecho.
APS se trata de “Alimentation par Sol” ou “Alimentation Par le Sol“, é uma forma de fornecimento de energia no nível do solo para VLTs, em outras palavras, VLT sem catenária e com alimentação no solo.
A expansão deverá permitir um aumento de aproximadamente 40% no número de passageiros, além de abrir caminho para futuras ampliações do sistema na região de São Cristóvão, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Não inclui trens novos.
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“O VLT permite que a cidade desenvolva a mobilidade sustentável, além de repensar e modernizar as áreas urbanas e a preservação de seu patrimônio arquitetônico”, afirma Pierre Bercaire, diretor geral da Alstom Brasil.
“A Alstom comemora as contribuições do VLT para a capital carioca, sabendo que milhares de passageiros têm suas vidas melhoradas diariamente graças a esse sistema de transporte. Nesse período, assumimos um compromisso com a cidade do Rio de Janeiro e trabalhamos para manter essa operação inovadora, que gera benefícios para as pessoas, tanto moradores quanto turistas que circulam pela cidade”, diz.
O sistema conta com uma frota de 32 trens do modelo Alstom Citadis, que desde sua inauguração em 2016, já transportou mais de 88 milhões de pessoas em mais de 1 milhão de viagens, em um total de 5,5 milhões de quilômetros percorridos centro da cidade e a região do Porto Maravilha.