Motiva

Reeleito, Jerônimo mantém Ponte e VLT no plano

Governo da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi reeleito neste domingo (4/10) com 55,80% dos votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O vice-governador eleito é Geraldo Júnior (MDB).

Na área de infraestrutura, o programa de governo reafirma o compromisso de continuidade de grandes empreendimentos estaduais. Entre eles estão o VLT do Subúrbio de Salvador, a Ponte Salvador-Itaparica, a pavimentação de rodovias estaduais e a melhoria dos acessos a comunidades rurais, indígenas e quilombolas.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp

✅ Canal do Via Trolebus no Telegram

Para o setor de transportes sobre trilhos, a reeleição tende a dar continuidade ao VLT do Subúrbio. O sistema já opera em fase assistida no Trecho 1. Conforme o Via Trolebus noticiou, desde 1º de setembro uma média de quatro mil passageiros por dia utilizava o VLT entre a Parada Marisqueiras e a Estação Calçada. O projeto completo de Salvador e Região Metropolitana prevê 43,33 quilômetros e 49 paradas, além da Estação Calçada, divididos em três trechos e na Expansão Leste.

Também está em estudo a ligação do VLT até Alagoinhas, com 165 quilômetros de via dupla entre Águas Claras e a cidade, com paradas em seis municípios. O contrato dos estudos foi publicado no Diário Oficial do Estado em 22 de setembro, e o cronograma divulgado prevê o projeto executivo em 2027.

Via Trolebus