Motiva

Estudo revela áreas no ABC cortadas pela Linha 25

A futura Linha 25-Topázio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) integra o chamado Anel Metropolitano, projeto antecipado pelo Via Trolebus. O ramal conectará Santo André a Embu das Artes, cortando São Bernardo do Campo, Diadema e a Zona Sul da capital paulista. O traçado prevê 41,8 km de extensão e 24 estações.

O eixo corresponde ao tramo sul do anel, composto ainda pela Linha 24-Quartzo (Campo Limpo Paulista–Santana de Parnaíba) e pela Linha 26-Ametista (Osasco–Imperador). Já o tramo leste deixou de formar um arco com o mesmo porte de capacidade, visto que a Linha 14-Ônix teve sua diretriz alterada de trem metropolitano para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades, detalha aspectos técnicos e de planejamento do novo eixo ferroviário:

Importância e papel na rede

A relevância da Linha 25-Topázio está em levar o atendimento sobre trilhos a regiões desprovidas de acesso à malha de média e alta capacidade. Por ter características perimetrais e não cruzar a região central de São Paulo, o ramal funciona como uma rota de contorno transversal, aliviando a sobrecarga do centro histórico e distribuindo melhor as viagens entre as diferentes regiões metropolitanas.

Frota, capacidade e intervalos

As simulações do ENMU indicam uma frota operacional composta por 22 trens de oito carros, cada um com capacidade para transportar 2 mil passageiros. O intervalo projetado para os horários de pico é de 5,29 minutos.

Integração com terminais e características de via

O levantamento aponta que a linha poderá se integrar a três importantes terminais de ônibus da região: Terminal Engenho Velho, Terminal Guarapiranga e Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo. O projeto estima implantação prioritariamente em superfície, com velocidade média operacional de 40 km/h.

CPTM

Bairros e eixos atendidos

O mapeamento preliminar do ENMU indica os principais corredores por onde o ramal deve passar:

Santo André: A partir da futura Estação ABC, o traçado segue próximo à Praça 14 Bis, à Avenida Dom Pedro II, à Vila Helena e à Vila Linda;

ENMU

São Bernardo do Campo: O eixo atravessa áreas lindeiras ao bairro Baeta Neves, ao Paço Municipal, ao Planalto e ao bairro Independência.

ENMU

Linha pode ganhar destaque

Durante entrevista a uma rádio, o governador Tarcísio de Freitas citou as linhas perimetrais, ou seja, que não passam pela região central. É o caso das linhas 14, 21, 23 e 25.

Durante a entrevista, o governador voltou a falar sobre o projeto da Linha 14. O novo ramal está atrelado à concessão da Linha 10-Turquesa da CPTM.

“A gente agora está começando a projetar as linhas que vão ser circulares. A gente sempre fez linhas que tinham como destino final o centro. A gente quer fazer as linhas que vão interconectar as outras linhas. É o caso da 14, por exemplo, que vai ligar o ABC a Guarulhos”, afirmou.

Tarcísio falou também de 3 novas linhas: a 21, 23 e 25:

“É o caso da Linha 23, que vai atender Osasco, vai fazer todo esse contorno, chegar até o Tatuapé na zona leste. É o caso da Linha 25. A gente está projetando uma linha para ligar Diadema até a Linha 20, para distribuir melhor os passageiros nas nossas linhas” – afirmou o governador.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus