A Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) opera com velocidade reduzida e maior tempo de parada no início da manhã desta quinta-feira, 23 de julho de 2026. Segundo informado pela própria operadora, a restrição afeta o trecho compreendido entre as estações Ribeirão Pires-Antônio Bespalec e Mauá.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O motivo da alteração na circulação dos trens é um ato de vandalismo registrado no trecho. A CPTM informou a ocorrência por volta das 05h56 para orientar os passageiros que utilizam o serviço no ABC Paulista.
Nota da CPTM:
Na manhã desta quinta-feira (23/07), às 4h, foi identificado ato de vandalismo (corte de cabos e caixas danificadas) na região da Estação Mauá, da Linha 10-Turquesa. Os infratores foram surpreendidos pela ronda de segurança da CPTM, o que evitou mais prejuízo, e se evadiram do local. Para a atuação da equipe de manutenção, os trens estão circulando com velocidade reduzida entre as estações Mauá e Ribeirão Pires.
A CPTM lamenta o transtorno e ressalta que atos de vandalismo e furto de cabos prejudicam diretamente milhares de passageiros que dependem do sistema. Para coibir esses crimes ao longo dos seus 12,8 mil km, a companhia tem intensificado as medidas de segurança. Entre as ações implementadas estão o monitoramento em tempo real pela Central de Segurança Patrimonial, o uso de câmeras corporais (bodycams) pelos agentes e o convênio da Dejem com a Polícia Militar para o reforço do policiamento em trens e estações.







