Tatuzão desembarca no Brasil para levar o Metrô até Guarulhos

Reprodução: redes sociais

A extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo em direção a Guarulhos avançou um passo decisivo com a chegada da nova tuneladora ao solo brasileiro. De acordo com relatos de funcionários ligados às empresas responsáveis pelas obras, o equipamento desembarcou no Porto de São Sebastião, no litoral paulista, para dar início à nova fase de expansão da malha metroviária.

O Consórcio CRASA/Ghella/Consbem, que lidera as obras deste novo trecho, confirmou que o maquinário possui dimensões superiores ao “tatuzão” utilizado anteriormente entre as estações Vila Prudente e Penha. Esta nova etapa prevê a abertura de aproximadamente 7 quilômetros de túneis, incluindo o complexo desafio de realizar a travessia subterrânea do Rio Tietê para conectar a capital ao segundo município mais populoso do estado.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Tecnicamente, o equipamento é uma tuneladora do tipo Dual Mode TBM (EPB/ROCK), projetada pela fabricante chinesa CREG (China Railway Engineering Equipment Group) para operar com eficiência em variadas condições geológicas. Com 11,86 metros de diâmetro e 133 metros de extensão, o maquinário detém o título de maior máquina de escavação já empregada em projetos de infraestrutura na América do Sul, sendo peça-chave para aproximar regiões de rápido crescimento urbano da rede de transportes.

A expectativa do consórcio é que o “tatuzão” inicie os trabalhos de escavação ainda este ano. O ponto de partida será na região da Penha, seguindo em direção à futura estação Dutra. Ao todo, o equipamento percorrerá o trajeto correspondente a cinco novas estações.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus