A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aprovou, em reunião do Conselho Diretor realizada na última terça-feira (10), o cálculo do impacto tarifário decorrente do reajuste do pedágio na Rodovia Fernão Dias.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11), no Caderno Executivo – Seção Atos Normativos, por meio da Deliberação Artesp nº 96/2026, referente à 1181ª Reunião Ordinária do colegiado.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O processo, de número 134.00000443/2026-87, teve origem na Superintendência de Transporte Coletivo (SUCOL) e envolve o Consórcio Internorte de Transportes. A análise considerou os efeitos da atualização tarifária do pedágio autorizada pela Decisão ANTT SUROD nº 1.295, de 10 de dezembro de 2025.
De acordo com a nota técnica elaborada pela área técnica da Artesp, o reajuste do pedágio gera impacto proporcional nas tarifas das linhas metropolitanas que utilizam a rodovia. O Conselho Diretor recomendou acréscimo de R$ 0,0166 por passageiro equivalente nas linhas do serviço comum e de R$ 0,0261 por passageiro equivalente nas linhas do serviço seletivo.
A deliberação também determina o encaminhamento do processo ao Poder Concedente para ciência e adoção das providências cabíveis. A decisão foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho Diretor.







