MetrôRio terá operação 24 horas durante o Carnaval

O MetrôRio adotará um esquema especial de operação durante o Carnaval 2026 para atender o aumento da demanda provocado pelos blocos de rua e pelos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. O sistema metroviário funcionará ininterruptamente a partir das 5h de sexta-feira (13/02) até a meia-noite da Quarta-feira de Cinzas (18/02), totalizando 139 horas seguidas de operação.

Além disso, o serviço também terá mais 42 horas sem interrupção no fim de semana do Desfile das Campeãs, com funcionamento contínuo desde a madrugada de sábado (21/02) até as 23h de domingo (22/02).

Operação das linhas

Na sexta-feira (13/02), a Linha 2 circulará entre Pavuna e Botafogo, enquanto as Linhas 1 e 4 operarão no trecho entre Uruguai e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A integração entre as Linhas 1 e 2 estará disponível no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A partir de sábado (14/02) até a Quarta-feira de Cinzas (18/02), a Linha 2 passará a operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema. Nesse período, a transferência entre as Linhas 1 e 2 poderá ser feita entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Reforço operacional e estrutura especial

Para atender o grande fluxo de passageiros durante os dias de folia, o MetrôRio irá reforçar a oferta de trens e ampliar as equipes de segurança e atendimento nas estações. Também foram instaladas estruturas externas temporárias nas regiões de maior concentração de foliões, como Carioca/Centro e General Osório/Ipanema. Esses pontos contam com bilheterias adicionais e orientadores de fila para agilizar o embarque.

A concessionária orienta que os passageiros fiquem atentos à sinalização e aos mapas afixados nas estações, que trazem informações detalhadas sobre o funcionamento especial e os horários de embarque e desembarque.

Acesso ao Sambódromo e blocos

Para quem vai ao Sambódromo ou ao Terreirão do Samba, o metrô segue como a principal alternativa de transporte, com as estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze abertas 24 horas por dia. Já os foliões que pretendem curtir os blocos no Aterro do Flamengo devem utilizar a estação Glória, que contará com esquema especial de operação, incluindo controle de fluxo, comunicação dedicada e equipes reforçadas.

Posto de Gratuidade

O Posto de Gratuidade, localizado na estação Central do Brasil/Centro, ficará fechado entre os dias 13 e 18 de fevereiro, retomando o atendimento normalmente na quinta-feira (19/02).

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus