Anunciada no início do ano, a ampliação da frota do metrô do Recife prevê a incorporação de pelo menos 11 composições provenientes de outros estados nos próximos meses.
Na ocasião, o Ministério das Cidades classificou os trens como “seminovos”, que deverão operar de forma temporária até a entrega das novas unidades adquiridas para o sistema. Atualmente, o metrô da capital pernambucana transporta cerca de 180 mil passageiros por dia e conta com 71,4 quilômetros de trilhos, distribuídos em cinco linhas e 37 estações.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
No entanto, conforme apuração publicada pelo site GBC, os veículos que virão de Porto Alegre foram fabricados na década de 1980. Cinco dos 40 trens da Trensurb serão encaminhados para o Nordeste. As composições da série 100 foram produzidas em 1985 e passaram por reformas entre 2001 e 2008, com modernizações nos sistemas de tração e frenagem.
Os trens irão reforçar a frota da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Recife. A cessão atende a uma solicitação do Ministério das Cidades e terá validade de cinco anos. Ao fim do período, as composições deverão ser devolvidas em condições operacionais.
Já em relação ao possível empréstimo de trens oriundos de Belo Horizonte, ainda não há definição oficial sobre qual série poderá ser cedida ao sistema pernambucano.









