Linha 17 recebe seu décimo trem

Metrô de São Paulo

Na madrugada desta terça-feira (10), o décimo trem da Linha 17-Ouro do Metrô foi entregue ao Pátio Água Espraiada, localizado na Zona Sul da capital paulista. O transporte foi realizado por meio de carretas vindas do Porto de Santos, em uma operação logística conduzida durante a noite para minimizar impactos no tráfego urbano.

Produzida pela BYD Skyrail, na China, a nova composição chegou ao Porto de Santos no dia 29 de janeiro de 2026. Assim como os demais trens já incorporados ao sistema, o modelo tem capacidade para 616 passageiros, distribuídos em cinco carros interligados, permitindo circulação contínua entre os carros.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Os trens são equipados com ar-condicionado, iluminação em LED, câmeras de monitoramento, sistema de prevenção e combate a incêndio, além de comunicação audiovisual com mapas dinâmicos e intercomunicador direto com o Centro de Controle Operacional (CCO). Um dos principais avanços tecnológicos é o uso de baterias de tração, que possibilitam o deslocamento do trem por até 8 quilômetros mesmo em situações de interrupção no fornecimento de energia.

Governo de SP

Com início de operação previsto para março de 2026, a Linha 17-Ouro será o segundo monotrilho da cidade de São Paulo. O ramal fará a ligação entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda, além de oferecer integração com a Linha 5-Lilás na estação Campo Belo.

A nova linha terá 6,7 quilômetros de extensão operacional e capacidade estimada para transportar até 90 mil passageiros por dia. Ao todo, o trajeto contará com oito estações: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.

Via Trolebus