Linha 17-Ouro passa a ser alimentada pela subestação Bandeirantes

Governo de SP

A Linha 17-Ouro do monotrilho passou a ser abastecida integralmente pela nova Subestação Primária Bandeirantes. A conclusão dessa etapa representa um avanço relevante no andamento do empreendimento e é resultado de uma sequência de manobras e intervenções realizadas pelo Metrô de São Paulo, por meio da Ágis, em articulação com a Enel.

O processo de energização e a migração da alimentação elétrica ocorreram de forma progressiva, seguindo protocolos de segurança e com planejamento conjunto entre as equipes técnicas envolvidas. As atividades também contaram com a coordenação operacional junto à concessionária ViaMobilidade. Além disso, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) já foi emitido para a instalação.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

No dia 10 de janeiro, foi executada a manobra de fechamento da primeira seccionadora de entrada em 88 kV. Dois dias depois, em 12 de janeiro, o mesmo procedimento foi realizado para a segunda linha de entrada de energia, também em 88 kV. Já nos dias 17 e 18 de janeiro, tiveram início as transferências dos cabos dos circuitos de tração da estação Vereador José Diniz, que anteriormente eram alimentados pela subestação primária da Linha 5-Lilás, para a nova subestação da Linha 17-Ouro. Ao longo do último fim de semana, os cabos de tração das demais estações também foram totalmente migrados.

A Subestação Primária Bandeirantes ocupa uma área total de 1.334,38 m² e reúne uma infraestrutura de grande porte. O conjunto inclui seis para-raios, seis seccionadoras de entrada, uma subestação isolada a gás (GIS), dois transformadores de alta tensão em 88 kV, três barramentos, quatro painéis de alta tensão e doze painéis de média tensão. A instalação também conta com banco de baterias, carregadores, inversor, gerador a diesel, ponte rolante e sistemas de baixa tensão, ventilação, bombeamento, detecção e combate a incêndio, além de sistemas de nebulização e telecomunicações.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus