Apesar de sucessivos adiamentos, o processo de concessão do Metrô de São Paulo segue na agenda da atual gestão. De acordo com informações divulgadas no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos, ainda neste semestre podem ser adotadas medidas para a transferência da operação hoje realizada pela estatal para a iniciativa privada.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo a pasta, o projeto de concessão está vinculado à ampliação da rede metroviária e integra o conjunto de iniciativas qualificadas no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). O plano prevê a implantação das Linhas 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom do metrô. Por meio de uma parceria público-privada (PPP), o projeto engloba serviços de expansão, operação e manutenção das linhas, além da definição de estratégias para ampliar a participação do setor privado no sistema. A proposta prevê a ampliação da capacidade de atendimento do transporte metroviário na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, a rede do metrô conta com 101,1 km de linhas em operação e 35,8 km de extensões consideradas prioritárias.
Estudos
Os estudos técnicos estão sendo elaborados pela International Finance Corporation, braço do Banco Mundial, reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento de projetos voltados à participação do setor privado em mercados emergentes. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda neste semestre.
Edital e audiências públicas
De acordo com a secretaria, tanto o edital quanto as audiências públicas podem ser lançados também neste semestre. Já o leilão está previsto para o segundo semestre deste ano.
Embora o site oficial não detalhe o modelo de divisão dos lotes, apuração indica que as concessões devem ser estruturadas em blocos. Um dos cenários em estudo prevê a formação de lotes combinando linhas existentes e futuras: Linha 1-Azul com a futura Linha 20-Rosa; Linha 2-Verde e o monotrilho da Linha 15-Prata com a Linha 22-Marrom; e Linha 3-Vermelha com a Linha 19-Celeste.
Nesse desenho, o primeiro lote a ser leiloado deve contemplar a Linha 1-Azul em conjunto com a futura Linha 20-Rosa.







