Estação importante da Linha 6 ganha mezanino

Linha Uni

A Água Branca será um importante ponto de conexão inicialmente entre as linhas 6-Laranja e 7-Rubi, e enquanto as obras do metrô estão na reta final, a parada do trem não teve seu trabalho iniciado.

A futura parada da Linha 6-Laranja do metrô, está com 92,41% das obras concluídas, segundo dados divulgados no site da concessionária Linha Uni. O canteiro é um dos mais avançados ao longo do eixo que vai ligar a Brasilândia à estação São Joaquim.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A empresa publicou novas imagens que revelam o andamento das construções, incluindo a montagem do mezanino, pavimento localizado acima da área de embarque e desembarque dos passageiros:

Linha Uni
Linha Uni

Em outra imagem, é possível observar a evolução da cúpula de um dos acessos, posicionada ao lado da atual estação da Linha 7-Rubi. Do outro lado da via, também aparece o prédio técnico da futura estação.

Linha Uni

A promessa do governo estadual é colocar em operação o primeiro trecho da Linha 6-Laranja em outubro deste ano, e a estação Água Branca terá papel estratégico nesse cenário, ao funcionar como ponto de integração com outras linhas da rede metroferroviária. No entanto, ainda há um desafio: a construção da nova estação da Linha 7-Rubi, que até o momento não teve início.

Reavaliação de projeto da Linha 7

O site ouviu o presidente da TIC Trens, Pedro Moro, durante um evento com a mídia especializada. Segundo ele, o atraso está relacionado à falta de autorizações federais para a utilização de áreas no entorno da futura estação.

O presidente da TIC Trens também destacou que a concessionária reavalia o cronograma para garantir o atendimento à Linha 6-Laranja. “A Linha 6 chega a Água Branca com previsão de inauguração em outubro deste ano. Nós tínhamos um cronograma que previa iniciar essa obra no ano passado para atender a linha já na primeira fase, o que não foi possível devido à demora na liberação da área”, explicou.

Segundo ele, o projeto da estação está concluído, mas a metodologia de implantação pode ser ajustada. “Estamos revendo, junto com o Estado, a forma de execução e o cronograma para não deixar de atender a Linha 6. Ainda dependemos da formalização entre o Estado e a União e não sabemos exatamente quanto tempo esse processo vai levar. Só após isso será possível fechar e apresentar um cronograma definitivo”, concluiu.

Com a previsão de inauguração da Linha 6-Laranja, a TIC Trens passou a reavaliar a sequência construtiva das obras da futura estação Água Branca, levando em conta os impactos operacionais na Linha 7-Rubi. Segundo a concessionária, a estratégia inicial previa a interdição temporária da estação para execução das obras, aproveitando o fato de Água Branca ter menor demanda dentro da Linha 7.

No entanto, esse cenário mudou com a definição de que, na primeira fase da Linha 6, a estação Água Branca será a única integração do novo ramal com o sistema sobre trilhos. Dessa forma, a concessionária entende que não será possível fechar a estação, já que a conexão entre as duas linhas precisa ser mantida enquanto não houver outras integrações disponíveis.

Diante disso, a TIC Trens analisa alternativas para compatibilizar o avanço das obras com a operação ferroviária. A expectativa, segundo a concessionária, é que os trabalhos tenham início ainda em 2026, embora não haja uma data definida.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus