Carnaval faz disparar uso das barcas entre Niterói e o Rio

Thiago Freitas/Setram

O plano especial de transportes montado pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) para atender o público dos megablocos tem ampliado a capacidade do sistema e melhorado o deslocamento dos foliões. No último fim de semana, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a programação diferenciada das barcas provocou um aumento aproximado de 155% no volume de passageiros na linha Arariboia–Praça XV, com a realização de 84 viagens adicionais e o registro de 62.789 embarques.

No sábado (31/01), durante a passagem do bloco da Gold, comandado por Léo Santana, foram transportadas 29.915 pessoas, o que representa um crescimento de cerca de 88% na demanda. Já no domingo (01/02), com o desfile do bloco Será Q Abre?, de Ivete Sangalo, o número de usuários chegou a 32.874, indicando alta em torno de 276%.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Segundo a secretária de Transportes e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, o planejamento foi desenvolvido em conjunto com concessionárias e operadores do sistema, com foco em garantir uma operação eficiente durante o pré-Carnaval. Para ela, os resultados obtidos, mesmo em um recorte específico do sistema de barcas, demonstram a relevância de uma operação diferenciada para assegurar fluidez e eficiência no transporte da população.

Planejamento para os próximos blocos

Para os dias 7 de fevereiro, quando ocorre o Bloco da Favorita, e 8 de fevereiro, com os blocos Fogo e Paixão e Cordão do Boitatá, a linha Praça XV–Arariboia operará com intervalos de 30 minutos, reduzidos para 20 minutos nos períodos das 7h às 10h e das 12h às 15h.

A linha Paquetá também terá esquema especial. No período da manhã, entre 7h e 10h, serão ofertadas quatro viagens extras, sendo duas em cada sentido. À tarde, das 13h às 17h, haverá mais quatro viagens adicionais, novamente com duas na ida e duas na volta. Para o transporte de cargas, poderão ser realizadas até quatro viagens complementares, duas no sentido Praça XV e duas no sentido Paquetá, incluindo uma operação extra programada para o dia 6 de fevereiro, véspera dos eventos.

Via Trolebus