Trens entre Jundiaí–Campinas podem ser fabricados em Araraquara

Divulgação

Os sete novos trens que irão operar no serviço Trem Intermetropolitano (TIM), entre Jundiaí e Campinas, poderão ser fabricados em Araraquara, na nova unidade industrial da chinesa CRRC. A informação foi confirmada pelo presidente da TIC Trens, Pedro Moro, durante uma coletiva de imprensa com veículos especializados, da qual o Via Trolebus participou.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O TIM deverá conectar as duas cidades com paradas em Valinhos, Louveira e Vinhedo, e as obras do projeto podem ter início ainda no primeiro semestre. Segundo Moro, as composições previstas devem ter características semelhantes às séries já entregues à CPTM. A CRRC, que detém 40% de participação na operadora, forneceu oito trens da Série 2500 para a estatal paulista, o que deve resultar em semelhanças visuais e técnicas percebidas pelos passageiros.

De acordo com o presidente da TIC Trens, a entrega das novas composições pode ocorrer até 2028, possivelmente um ano antes da inauguração do serviço, atualmente prevista para 2029. A pintura deve ser bem semelhante a que está sendo aplicada na série 9500.

Divulgação

Pagamento por quilometragem

Diferentemente das linhas metropolitanas convencionais, como a Linha 7-Rubi, operada pelo Grupo Comporte — que possui 60% de participação na TIC Trens —, o serviço TIM deverá adotar cobrança por quilômetro percorrido.

Nesse modelo, o passageiro paga de acordo com a distância utilizada no trajeto. Quando o contrato foi assinado, o valor máximo estimado da tarifa era de R$ 14,05. Para viabilizar a cobrança, podem ser adotados sistemas de validação com registro de entrada e saída por meio de cartão de transporte em uma das cinco estações do serviço.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus