A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início, nesta semana, aos testes operacionais de um ônibus totalmente elétrico em uma linha do serviço Conexão BRT. A avaliação está sendo realizada na linha 28, que liga Pingo D’Água ao Terminal Curral Falso, sob coordenação da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da MOBI-Rio.
A fase de testes tem como objetivo analisar o desempenho do veículo em operação real, além de fornecer subsídios técnicos e operacionais para a definição de critérios que poderão orientar futuras contratações e aquisições de ônibus elétricos para a frota municipal.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O veículo utilizado nos testes pertence à TEVX Motors Group, da marca Higer, empresa selecionada por meio de chamamento público promovido pela SMTR em setembro do ano passado. Além do fornecimento do ônibus, a companhia também é responsável pela infraestrutura necessária para recarga e manutenção ao longo do período de avaliação, que terá duração de 30 dias.
O ônibus testado é do tipo padron, com piso baixo, e apresenta identidade visual semelhante à dos veículos atualmente operados pela MOBI-Rio, predominando a cor amarela. Como destaque, o modelo possui faixas verdes nas laterais, com mensagens que remetem à sustentabilidade, como a ausência de emissão de carbono, a melhoria da qualidade do ar e a propulsão totalmente elétrica.
Nas próximas semanas, um segundo ônibus 100% elétrico deverá ser incorporado aos testes do Conexão BRT. O veículo será fornecido pela empresa SNH, da marca Ankai, e também passará por um período de avaliação de 30 dias. O cronograma de testes com ônibus elétricos definido pela SMTR segue até o dia 30 de abril, prazo em que outras empresas interessadas ainda poderão participar das avaliações.





