Operadores da Trivia iniciam treinamento nas linhas 11, 12 e 13

Renato Lobo | Via Trolebus

No meio do ano, a Trivia Trens deve assumir a operação das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A empresa, pertencente ao Grupo Comporte, vai gerir as três linhas durante o período de chamada operação assistida, sob supervisão da estatal. A passagem do bastão definitivo ocorre em 2027.

Enquanto a transferência definitiva do sistema não é concluída, maquinistas da futura concessionária iniciaram treinamentos, conforme apurou o Via Trolebus.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O leilão do lote foi realizado no final de 2024, e o contrato de concessão prevê a ampliação de 22,6 quilômetros de extensão nas linhas, além de investimentos em rede aérea, via permanente e sistemas de sinalização. O projeto também inclui a implantação de novos equipamentos e sistemas operacionais.

A concessão contempla ainda a construção de dez novas estações, sendo oito sob responsabilidade da concessionária e duas pelo Metrô — Penha e Gabriela Mistral — além da reconstrução, ampliação e reforma de estações existentes.

As expansões previstas são:

  • Linha 11-Coral: prolongamento de 4 km entre Estudantes e César de Souza;
  • Linha 12-Safira: extensão de 2,7 km entre Calmon Viana e Suzano;
  • Linha 13-Jade: ampliação de 10,4 km entre Guarulhos e Bonsucesso, além de mais 5,2 km até a estação Gabriela Mistral.

A Trivia Trens deverá operar as três linhas por um período de 25 anos, com contrato válido até 2051.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus