Há cerca de três meses da abertura ao público, o Metrô de São Paulo realiza testes com os trens da Linha 17-Ouro de monotrilho, no ramal que foi prometido para a Copa do Mundo de 2014 e que agora pode entrar em operação durante jogos que ocorrerão a milhares de quilômetros de distância.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Publicamente, o governo estadual informa que os trens estão em fase de testes. A informação mais recente divulgada foi a chegada de uma das composições ao ramal até o Aeroporto de Congonhas. No entanto, os trabalhos não se limitam apenas ao deslocamento dos trens em trechos específicos. O Via Trolebus ouviu pessoas ligadas à implantação da linha e resume neste artigo o que, de fato, está sendo realizado neste momento.
Trens sendo testados
Nos últimos dias, dois trens passaram por testes ao mesmo tempo. Em uma das atividades, foram utilizadas as composições nº 05 e nº 04 — esta última a mesma que chegou a Congonhas. Durante esses trabalhos, estão sendo avaliados os sistemas de sinalização e automação dos trens, segundo fontes ouvidas pelo site.
Testes sem manobras
O trecho atualmente testado compreende o intervalo entre o Pátio Água Espraiada e a estação Vereador José Diniz. Cada trem realiza o percurso de ida e volta pela mesma via, sem manobras. Apesar de, entre esses dois pontos, estarem instalados os track switches X25 e X26, que permitirão a mudança de vias, esses equipamentos ainda não estão sendo utilizados nos testes. Eles deverão entrar em operação futuramente para os trens que seguem ou retornam do ramal até Congonhas.
Trecho em testes
Os testes ocorrem no chamado “Trecho 1”, que corresponde ao segmento entre Campo Belo e Washington Luís. O trecho até o Aeroporto de Congonhas, por exemplo, ainda não integra o chamado “trecho prioritário” de testes. No entanto, há expectativa de que esse segmento seja incluído à medida que os trabalhos avancem.





