A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) publicou no Diário Oficial do Estado, na edição de 6 de janeiro de 2026, a relação de licenças ambientais concedidas no âmbito da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental. Os atos constam no Caderno Executivo, seção Atos de Gestão e Despesas, com posição atualizada em 5 de janeiro de 2026.
Entre as autorizações divulgadas está a Licença Ambiental de Instalação nº 2848, emitida em 30 de dezembro de 2025 para a MRS Logística S.A. O documento permite a implantação da Conexão Hidroviária do Terminal Intermodal de Pederneiras, localizado no município de Pederneiras, no interior paulista. A licença tem validade de seis anos a partir da data de emissão.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Também foi concedida a Licença Ambiental de Instalação nº 2847, de 23 de dezembro de 2025, para a TIC Trens S.A. A autorização refere-se à ampliação da Estação Água Branca, da Linha 7-Rubi, dentro do eixo norte do projeto Trem Intercidades (TIC), no município de São Paulo. Assim como no caso anterior, a licença possui validade de seis anos.
A nova estação deve inicialmente conectar as linhas 6-Laranja e 7-Rubi, com promessa de entrega já em 2026. Posteriormente deve agregar as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e no futuro os trens intercidades eixos norte e oeste, partindo do local até Campinas e Sorocaba, respectivamente. Há ainda no radar levar as linhas 3-Vermelha e 11-Coral.







