O Metrô de São Paulo recebeu a Licença Ambiental de Operação (LAO) para a Subestação Elétrica Bandeirantes e o Ramal Aéreo Consumidor da Linha 17-Ouro do monotrilho. A autorização foi concedida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) do município e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na edição desta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com o comunicado oficial, a licença ambiental nº 01/CLA-SVMA/2026 foi emitida em 9 de janeiro de 2026 e tem validade de dez anos. O documento integra o processo SEI nº 6027.20250017954-1.
A infraestrutura licenciada será responsável pela energização da Linha 17-Ouro, que faz parte do sistema de monotrilho do Metrô e é destinada ao transporte público de passageiros na capital paulista. A subestação e o ramal aéreo são considerados essenciais para o início da operação comercial da linha.
A previsão de entrega do ramal é para março, e a linha terá 6,7 quilômetros de extensão, ligando o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi.




