A Prefeitura de São Paulo firmou um contrato emergencial, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da SPTrans, com a empresa Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda., que assumirá, a partir de 1º de fevereiro, a operação das 133 linhas e da frota de 1.100 ônibus anteriormente operados pela Transwolff. A concessionária estava sob intervenção municipal desde 9 de abril de 2024.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A Sancetur iniciará uma operação assistida, assegurando a continuidade do atendimento na zona Sul da capital sem impactos para os cerca de 555 mil passageiros transportados diariamente. Segundo a administração municipal, os postos de trabalho serão preservados, assim como o pagamento de salários e benefícios dos funcionários. Os contratos com fornecedores também serão mantidos.
Para a contratação emergencial, a Prefeitura consultou empresas que atendem integralmente aos requisitos legais. A Sancetur comprovou capacidade técnica, econômico-financeira, operacional e logística, além de apresentar histórico satisfatório na prestação de serviços e regularidade fiscal exigida para a operação do transporte coletivo. Paralelamente, o município já deu início ao processo licitatório que irá definir o novo concessionário definitivo.
Histórico da intervenção
A intervenção na Transwolff foi decretada em 9 de abril de 2024, em cumprimento a uma decisão judicial. Em janeiro de 2025, a Prefeitura anunciou a substituição da empresa e, em julho do mesmo ano, instituiu um Grupo de Trabalho para avaliar a transferência dos contratos de concessão a outra operadora.
Com o descumprimento de obrigações contratuais, a administração municipal declarou a caducidade dos contratos em dezembro, impedindo a Transwolff de continuar operando, mas garantindo a manutenção do serviço de transporte coletivo à população.
Sobre a Sancetur
Fundada em 1922, a Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda. atua no setor de transportes desde 1952 e possui experiência consolidada na operação de transporte coletivo urbano. Atualmente, a empresa opera sistemas municipais em diversas cidades do Estado de São Paulo, entre elas Americana, Atibaia, Caraguatatuba, Cubatão, Indaiatuba, Itanhaém, Limeira, Mogi-Guaçu, Presidente Prudente, Rio Claro, Salto, São Vicente, Ubatuba e Valinhos, entre outras.







