Um abaixo-assinado atribuído a uma associação de moradores da Vila Mariana pede a mudança do local de uma futura estação de metrô. Segundo apurou o Via Trolebus, cartazes que divulgam a iniciativa estão sendo distribuídos em condomínios localizados na região da futura estação Dante Pazzanese, da Linha 16-Violeta.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com os documentos disponíveis para consulta pública, a estação está prevista para ser construída em uma quadra delimitada pela Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, Rua Áurea e Rua Morgado de Mateus. A área é consolidada, de uso misto e marcada por intensa circulação de pedestres e veículos. O entorno reúne edifícios comerciais de pequeno porte, serviços diversos e equipamentos relevantes, como o Hospital Dante Pazzanese, que dará nome à estação.
O movimento de moradores defende que a futura estação seja transferida para um estacionamento localizado ao lado do CREA-SP.
O projeto prevê a ligação da futura estação Teodoro Sampaio até Cidade Tiradentes. A primeira fase deve contemplar o trecho entre Pinheiros e a Avenida Abel Ferreira. Segundo informações do site da Secretaria de Parcerias e Investimentos do governo estadual, o leilão da linha pode ocorrer no segundo semestre.
A Linha 16 contará com oito integrações: com a Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; com a Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; com a Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; com a Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; com a Linha 14-Ônix, na estação Santa Marcelina; com a Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na estação Jardim Paulista, além da conexão com três terminais de ônibus.
Conhecida como a “Linha dos Parques”, terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, ampliando a integração do transporte público com áreas de lazer e equipamentos culturais da capital paulista.



