A TIC Trens, empresa formada pelo Grupo Comporte e pela CRRC, completou dois meses de operação da Linha 7-Rubi, do sistema de trens metropolitanos de São Paulo. A linha liga a estação Barra Funda a Jundiaí, passando por Francisco Morato, em um trajeto de cerca de 60 quilômetros, e transporta aproximadamente 400 mil passageiros por dia.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A Linha 7-Rubi foi herdada da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e, até a transição da operação, a estatal acumulava índices elevados de aprovação. Em 2024, uma pesquisa de satisfação encomendada pela CPTM apontou 86,88% de aprovação geral. Quando questionados se o serviço era “excelente, bom, ruim ou péssimo”, 85% dos usuários avaliaram positivamente a linha. Em outra pergunta específica sobre a Linha 7-Rubi, 78,47% dos entrevistados classificaram o serviço como excelente ou bom.
Após a assunção da operação pela TIC Trens, o diretor da concessionária, Pedro Moro, avaliou que alguns indicadores apresentaram leve melhora. “De maneira geral, os nossos indicadores demonstram que a operação manteve a qualidade que vinha sendo registrada e estão um pouquinho acima do patamar anterior”, afirmou. Moro concedeu entrevistas a site especializados em transportes. O Via Trolebus esteve presente.
Moro também comentou sobre as falhas registradas neste período inicial de concessão. “Foram dois meses intensos, mas, na minha opinião, bem-sucedidos, sem maiores intercorrências. Os problemas que ocorreram são basicamente os usuais da operação, incluindo alguma falha pontual de trem, algo que já acontecia anteriormente na Linha 7”, explicou.





