As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo avançam no trecho que vai da Penha até a região da Rodovia Presidente Dutra. De acordo com o mais recente relatório de empreendimentos da companhia, três poços já estão com escavações em andamento ao longo da extensão de 6,2 quilômetros da futura ampliação.
Os trabalhos ocorrem nos poços Carlos Meira, Basuca e na área da futura estação Penha de França, que integra a segunda fase do projeto de expansão da linha. A escavação da estação marca o início efetivo das obras subterrâneas do novo trecho.
Segundo o coordenador de obras do Metrô, Danilo Rodrigues, a estação Penha de França já alcançou entre 13 e 14 metros de profundidade. Em entrevista à revista O Empreiteiro, ele explicou que o avanço das escavações permitirá, nos próximos meses e ao longo do início do próximo ano, a intensificação das obras em diferentes frentes, viabilizando a futura integração da Linha 2-Verde com o município de Guarulhos.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A ampliação da Linha 2-Verde deverá beneficiar diretamente os bairros da Penha e Tiquatira, na zona leste da capital paulista, além de regiões como Ponte Grande e Vila Augusta, em Guarulhos. O novo trecho também ampliará as opções de deslocamento para usuários das Linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM, que se deslocam diariamente em direção à Avenida Paulista ou à zona sul de São Paulo.

Com o novo eixo, o Metrô espera redistribuir parte do fluxo concentrado de passageiros atualmente observado nas Linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, que hoje concentram a ligação radial do sistema metroferroviário. A expansão também deverá contribuir para a reorganização dos fluxos de viagens realizadas por ônibus e veículos individuais, que utilizam os principais corredores viários da região.
O projeto prevê ainda a implantação de equipamentos de integração intermodal ao longo de todo o novo trecho, especialmente com os serviços de ônibus. Com um traçado em formato de arco, a expansão da Linha 2-Verde terá característica de ligação perimetral, criando novas opções de deslocamento dentro da malha metroviária e reduzindo a pressão sobre linhas já saturadas, como a 3-Vermelha e a 1-Azul.






