A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deverá construir um novo pátio de trens na região do Brás, que será utilizado para atender à operação da Linha 10-Turquesa. As informações constam nas minutas revisadas do edital de licitação do chamado lote ABC-Guarulhos, que contempla a concessão das linhas 10-Turquesa e 14. O Governo do Estado pretende leiloar as duas linhas, mas a previsão foi adiada para o segundo semestre de 2026.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com os documentos, o projeto prevê a construção de um novo prédio de apoio ao estacionamento, com sanitários, vestiários e copa, além de um edifício de apoio à manutenção, com aproximadamente 300 m², incluindo área administrativa e almoxarifado. Também estão previstas duas plataformas de serviço para limpeza seca dos trens, duas guaritas com banheiro nas extremidades do pátio e um caminho de pedestres ligando o espaço à plataforma 1 da Estação Brás.
O escopo inclui ainda o projeto de via permanente e rede aérea para quatro vias, com capacidade para até seis trens de oito carros cada, além da alocação das duas plataformas de serviço na entrevia.
O novo pátio deverá ser implantado ao lado das vias férreas da Linha 10-Turquesa, entre as estações Juventus-Mooca e Brás, mais próximo desta última. A previsão é que as obras sejam concluídas até 2030.






