Com cerca de 90 dias para a estreia, o Metrô de São Paulo segue avançando na instalação de sistemas da Linha 17-Ouro, do monotrilho, considerados essenciais para a entrada da linha em operação. A empresa já definiu um horário de operação inicial.
Alguns trens continuam em fase de testes e, segundo apuração do Via Trolebus, nesta semana três composições foram testadas simultaneamente na via, no trecho entre as estações Brooklin Paulista e Vereador José Diniz. Apesar do avanço, os trens ainda não realizaram manobras operacionais nos aparelhos que mudam o trem de via.
Instalação de sistemas na Marginal Pinheiros
Conforme já noticiado pelo site, os testes com as composições ainda não chegaram ao trecho da Marginal Pinheiros, onde a Linha 17-Ouro fará integração com a Linha 9-Esmeralda. O leitor do Via Trolebus, André Vicente, acompanhando do alto as obras, trouxe novas informações sobre o andamento dos trabalhos na região.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com André, as equipes atuam atualmente na implantação de tubulações elétricas. Entre dezembro e janeiro, foi concluída a passarela, cerca de duas semanas antes do fim do ano. Até então, faltava o trecho que conectava as duas plataformas. Com essa etapa finalizada, tornou-se possível a passagem da fiação para o lado dos aparelhos de mudança de via X27B e X27C.
Ainda assim, permanece pendente parte do sistema elétrico na região de manobras após a estação Morumbi. Esse trecho é considerado estratégico para a operação do monotrilho em sistema carrossel, pois permitirá a troca de via dos trens. Na prática, uma composição que chega à estação Morumbi deverá seguir até essa área de manobra, mudar de via e retornar no sentido oposto, em direção ao Aeroporto de Congonhas.




