Três futuras estações do Metrô de São Paulo ultrapassaram os 90% de conclusão de suas construções, segundo um comunicado do Governo Estadual.
Em 2025, as obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, no trecho entre Vila Prudente e Penha, atingiram 55,1% de execução. O índice considera tanto as intervenções civis quanto a implantação dos sistemas, ou seja, a obra bruta em si além de sistemas para o funcionamento dos espaços. O período também foi marcado pela finalização da primeira fase de escavação dos túneis com o uso do Tatuzão, ligando quatro estações entre Vila Prudente e Vila Formosa.
A conclusão desse conjunto de túneis possibilitou a desmontagem e posterior reinstalação da tuneladora Shield na futura Estação Penha. A partir dali, ainda em dezembro, teve início a escavação do trecho seguinte, que contempla outras quatro estações no sentido Penha–Vila Formosa. A previsão é que a tuneladora atinja em sua ponto final até o começo de 2027.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Desde o início da atual gestão, o avanço acumulado da obra foi de aproximadamente 30 pontos percentuais. Todas as escavações das estações da Fase 1, que compreende o trajeto até Penha, já foram concluídas, assim como o início das estruturas internas na maior parte dos canteiros. Entre os destaques estão as estações Anália Franco, Orfanato e Guilherme Giorgi, que alcançaram cerca de 90% de execução das obras civis.
Com 22 frentes de trabalho ativas e emprego de tecnologias avançadas, a expansão da Linha 2-Verde mantém cerca de 6 mil postos de trabalho diretos. A previsão é que o trecho até Penha seja entregue em 2028, totalizando 8 quilômetros de extensão comercial, oito novas estações do metrô e uma nova estação de integração com a CPTM na região da Penha, com impacto direto para cerca de 300 mil pessoas.





