VLT Salvador: testes começam em janeiro

Foto: Renato Ribeiro/CTB

Os primeiros trens do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegaram a Salvador e já estão sendo preparados para o início dos testes operacionais. Na última quinta-feira (4), os vagões foram posicionados nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e conduzidos com auxílio de um trator até a oficina técnica. No local, as equipes realizam atualizações de software, checagem das Interfaces Homem-Máquina (IHM) e os ajustes necessários antes das primeiras avaliações no trecho 1.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Após o desembarque, os sete módulos — apresentados na quarta-feira (3) pelo governador Jerônimo Rodrigues — foram unidos, energizados e submetidos aos primeiros procedimentos de inspeção, que incluem verificações de funcionamento e de configuração geral. De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos começam em janeiro, no percurso entre a Calçada e o Lobato, com duração estimada de seis meses. A operação assistida deve começar no segundo semestre de 2026.

Foto: Renato Ribeiro/CTB

Com aporte de R$ 5,4 bilhões, o projeto prevê 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três segmentos: o primeiro ligará o Comércio à Ilha de São João; o segundo conectará Paripe a Águas Claras; e o terceiro seguirá de Águas Claras até Piatã. A conclusão total do empreendimento está prevista para 2028.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus