Durante uma coletiva realizada na entrega de um trecho do Rodoanel Norte, o governador Tarcísio de Freitas informou que a tuneladora responsável pela expansão da Linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos deve chegar ao país no mês de março.
O equipamento será utilizado na escavação de cerca de 7 quilômetros de túneis, no trecho compreendido entre a Penha e a Rodovia Presidente Dutra. A máquina está entre as maiores já empregadas em obras metroviárias no Brasil, com aproximadamente 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro de escavação e peso total estimado em 2.600 toneladas.
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A tuneladora é do tipo TBM Dual Mode, podendo operar tanto no sistema EPB (Earth Pressure Balance) quanto em modo aberto, característica que permite maior estabilidade durante a escavação em diferentes condições geológicas. Segundo informações do Metrô de São Paulo, a produtividade média prevista é de até 15 metros por dia em solo e cerca de 10 metros por dia em rocha.
A previsão é que a máquina seja embarcada para o Brasil ainda em 2025, com chegada estimada para o primeiro trimestre de 2026. A montagem do equipamento e o início das escavações estão programados para ocorrer ao longo do primeiro semestre do próximo ano.
Ficha técnica da tuneladora
- Fabricante: CREG (China Railway Engineering Equipment Group)
- Tipo: TBM Dual Mode – EPB (pressão balanceada de terra) e modo aberto
- Comprimento: cerca de 133 metros
- Peso total: aproximadamente 2.600 toneladas
- Diâmetro da roda de corte: 11,67 metros
- Produção média: até 15 m/dia em solo e 10 m/dia em rocha





