A tarifa dos trens e do metrô na Região Metropolitana de São Paulo pode ser reajustada a partir do próximo mês de janeiro. A possibilidade foi mencionada pelo governador Tarcísio de Freitas, que indicou que um eventual aumento deverá seguir a inflação acumulada do período.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo o governador, a política adotada pelo governo estadual nos últimos anos tem sido a de alinhar os reajustes ao cenário inflacionário, com o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira do sistema de transporte sobre trilhos.
“Ainda vamos estudar a questão da tarifa, mas a linha que temos adotado nesses últimos dois anos é considerar a inflação do período como o grande indexador da tarifa, para que possamos manter a sustentabilidade financeira do sistema”, afirmou Tarcísio.
De acordo com informações publicadas pelo UOL, a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,46%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Já o acumulado de 2025 está em 3,99%.
Caso esse índice seja utilizado como referência, o valor da passagem do sistema metroferroviário paulista pode subir dos atuais R$ 5,20 para um valor acima de R$ 5,40.






