Daqui a cerca de três meses, São Paulo poderá ganhar duas novas linhas de metrô, segundo declarações do governador Tarcísio de Freitas durante o balanço anual de sua gestão.
“Em março, a gente vai estar andando na Linha 17. Em março, a gente começa a andar na Linha 6”, afirmou o governador durante o evento. Na mesma ocasião, Tarcísio também prometeu autorizar a contratação dos projetos da Linha 22, que deve ligar São Paulo a Cotia, além dos estudos das futuras Linhas 23 e 25.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
No caso da Linha 17-Ouro, trata-se de um monotrilho que irá ligar a estação Morumbi à Avenida Washington Luís e ao Aeroporto de Congonhas. As obras já ultrapassaram 90% de execução, com oito dos 14 trens entregues e testes em andamento com as composições. No entanto, os ensaios ainda não ocorrem em todos os trechos, como nos terminais Morumbi e Aeroporto de Congonhas. Com isso, ainda não está confirmado se a estreia contemplará todo o percurso de quase 7 quilômetros.
Em relação à Linha 6-Laranja, o trecho previsto para entrar em operação no próximo ano é entre Brasilândia e Perdizes. Já para 2027, a promessa é a entrega da linha completa até a estação São Joaquim. Algumas estações já passaram dos 90% de conclusão, e já há trilhos instalados em parte das vias. No entanto, até o momento os testes com trens ainda não foram iniciados.
O site chegou a questionar a Linha Uni, concessionária responsável pela construção e futura operação do novo eixo metroviário, sobre o início dos testes e o cronograma de entrega dos 22 trens novos. Em resposta, a empresa informou apenas que “o cronograma de entrega dos 22 trens previstos para a Linha 6-Laranja segue dentro do planejamento”.





