Segundo tatuzão da Linha 2 será ainda maior que o primeiro

Reprodução: redes sociais

A tuneladora utilizada nas obras da Linha 2–Verde entre Vila Prudente e Penha, conhecida por ser a maior da América Latina com 11,66 metros de diâmetro, deixará de ocupar esse posto. O Consórcio CRASA/Ghella/Consbem, responsável pela expansão da linha em direção a Guarulhos, informou que o equipamento que será usado no novo trecho terá dimensões ainda maiores.

A próxima etapa da obra prevê a escavação de cerca de 7 quilômetros de túnel, incluindo a travessia subterrânea do Rio Tietê rumo ao segundo maior município do estado. A expansão permitirá ampliar a capacidade da Linha 2 e aproximar regiões em acelerado crescimento urbano da malha metroviária.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Segundo o consórcio, será empregada uma tuneladora do tipo Dual Mode TBM (EPB/ROCK), capaz de operar em diferentes tipos de solo. O equipamento, apelidado de “tatuzão”, possui 11,86 metros de diâmetro e 133 metros de extensão, tornando-se a maior máquina de escavação já utilizada em obras na América do Sul. A tuneladora foi fabricada pela China Railway Engineering Equipment Group (CREG), empresa reconhecida internacionalmente por máquinas de grande porte.

Fonte: Metrô de SP

Após a montagem do equipamento, uma comitiva brasileira composta por técnicos do Metrô de São Paulo e do consórcio CGC esteve na China para a realização do FAT (Factory Acceptance Test), etapa que certifica a entrega oficial da máquina. A cerimônia ocorreu na fábrica da CREG, localizada em Shanghai Shulin Zhongji.

A expansão da Linha 2–Verde é considerada um projeto estratégico para a mobilidade metropolitana. O prolongamento integrará áreas densamente povoadas da zona leste ao centro expandido, reduzirá tempos de deslocamento e fortalecerá a rede metroviária. Além dos impactos no transporte, a obra deve gerar empregos, movimentar o setor de construção pesada e consolidar o Brasil como referência em engenharia subterrânea de alta complexidade.

A ampliação também marca um momento histórico para o Metrô de São Paulo: pela primeira vez, a rede ultrapassará os limites da capital para atender outro município, levando o sistema até Guarulhos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus