Secretaria adia leilão do trem SP-Sorocaba

Renato Lobo | Via Trolebus

O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, pasta do governo estadual responsável por concessões, atualizou o cronograma de leilões de projetos de infraestrutura. Entre eles está o Trem Intercidades do eixo oeste, que ligará São Paulo a Sorocaba.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A última previsão indicava que o leilão ocorreria no primeiro trimestre de 2026, porém a nova atualização aponta que a concorrência deve ser realizada apenas no segundo semestre de 2026. O edital, que estava previsto para ser publicado ainda em 2025, também foi postergado para o primeiro semestre de 2026.

O projeto contempla uma ligação sobre trilhos com cerca de 100 quilômetros entre as estações Água Branca, na capital paulista, e Sorocaba, no interior. Estão previstos dois serviços: um expresso e outro parador. O tempo estimado de viagem é de aproximadamente 60 minutos, além da reforma e construção de estações ao longo do trajeto. A demanda projetada é de cerca de 50 mil passageiros por dia. Atualmente, o deslocamento rodoviário dura cerca de 110 minutos de carro e até 130 minutos de ônibus.

De acordo com as minutas do edital de licitação disponibilizadas para consulta pública, o futuro operador poderá adotar trens de dois andares. A frota prevista é de aproximadamente 16 composições.

Quando a consulta pública foi lançada, ainda em 2025, a previsão de entrega do Trem Intercidades era para meados de 2035.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus