Revelada possível máscara da frota R do Metrô de SP

Durante uma apresentação realizada em um evento do Metrô de São Paulo, um dos slides exibidos chamou a atenção ao revelar a possível máscara frontal da nova frota R da companhia.

O material visual apresenta o design que poderá ser adotado nos 44 novos trens adquiridos junto à fabricante chinesa CRRC. A série está prevista para operar, no caso da Linha 2-Verde, na futura extensão até a Penha. Nas demais linhas, as novas composições deverão atuar como reforço operacional. A chegada desses trens também permitirá a retirada gradual da frota E, que atualmente já tem presença reduzida na Linha 1-Azul.

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Os usuários que embarcarem nos novos trens de origem chinesa deverão perceber mudanças em relação às composições que hoje circulam nos três ramais mais antigos do sistema metroviário paulista.

Uma das principais novidades é o corredor contínuo. As composições contarão com gangway, eliminando a separação entre os carros, recurso já adotado em outras linhas do Metrô. Essa configuração contribui para uma melhor distribuição dos passageiros ao longo do trem.

Outra inovação será a oferta de tomadas USB. Os passageiros poderão carregar dispositivos eletrônicos, como celulares, algo inédito nas composições atualmente em operação no sistema paulista.

As portas também terão um novo padrão. Na frota R, elas serão do tipo que se projetam para fora, modelo semelhante ao utilizado no monotrilho da Linha 15-Prata. Segundo avaliação técnica do Metrô, esse sistema reduz o risco de objetos ficarem presos durante as frequentes aberturas e fechamentos nas estações.

Os novos trens também serão preparados para operação sem condutor. A frota R será compatível com o nível de automação GoA4, o mesmo adotado nas linhas 4-Amarela e 15-Prata. Apesar disso, ainda não há uma definição de prazo para a implantação desse modelo operacional.

De acordo com o cronograma contratual, a entrega do primeiro trem está prevista a partir do 21º mês após a assinatura do contrato, enquanto a conclusão das entregas deve ocorrer até o 58º mês. Como o contrato foi homologado no primeiro semestre, a estimativa é que a primeira composição chegue por volta do primeiro semestre de 2027.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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