Primeiro trem do VLT de Salvador é apresentado ao público

Divulgação

O primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador foi apresentados ao público na manhã desta quarta-feira (3), em um evento na Avenida Paralela com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. A composição exibida, formada por sete módulos, chegou à cidade dois dias antes do programado.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Durante o ato, o governador destacou o avanço das obras e o impacto esperado do novo sistema de transporte. Segundo ele, os testes técnicos do VLT estão previstos para começar no primeiro semestre de 2026, com a futura entrada em operação beneficiando moradores que atravessam a capital diariamente.

Divulgação

Com investimento total de R$ 5,4 bilhões, o projeto prevê 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas distribuídas em três trechos. O primeiro ligará o Comércio à Ilha de São João; o segundo, Paripe a Águas Claras; e o terceiro conectará Águas Claras a Piatã. Entre as intervenções previstas estão obras de drenagem, macrodrenagem, contenção de encostas, iluminação e melhorias urbanas. A entrega completa do sistema está estimada para 2028.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, ressaltou que as obras terão impactos diretos no Subúrbio, incluindo novos equipamentos voltados a atividades tradicionais da região, como estruturas para tratadoras de sardinha, comerciantes locais, profissionais da culinária, além de mercados, uma central de processamento de sardinha e novos acessos às praias.

Divulgação

O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, afirmou que o VLT representa um passo importante na modernização da mobilidade da capital e da região metropolitana. Ele destacou que cada trem tem cerca de 50 metros, capacidade para 400 passageiros e operação silenciosa.

Ao todo, Salvador contará com 40 trens quando o sistema estiver em plena operação. A fase de operação assistida com passageiros está prevista para o segundo semestre de 2026.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus