Paraná fala em bonde digital em Maringá e Londrina

Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná - AMEP

Na semana passada, o Paraná iniciou as operações de testes com o Bonde Urbano Digital (BUD) na região metropolitana de Curitiba. O novo modal começou a circular no trajeto entre o Terminal São Roque e o Parque das Águas.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Nesta semana, a operação passou a ligar o Terminal São Roque ao Terminal de Pinhais, que ainda recebe adequações para a plena integração ao novo sistema. A operação é coordenada pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). Durante o período de testes, os ônibus convencionais seguem circulando normalmente.

Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP

O governo estadual, no entanto, estuda a expansão do sistema. Segundo o site Maringá Post, a tecnologia pode ser adotada no transporte entre Maringá e Londrina. Os estudos de viabilidade estão sendo conduzidos pela Secretaria do Planejamento (Sepl), em parceria com o Paraná Projetos.

Fabricado pela empresa chinesa CRRC, o BUD reúne características de VLT e BRT, mas opera sem trilhos. O veículo é guiado no asfalto por indução magnética, pode atingir até 70 km/h, tem cerca de 30 metros de comprimento, ar-condicionado e capacidade para até 280 passageiros.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus