O Governo do Paraná divulgou as primeiras imagens da operação inicial do Bonde Urbano Digital (BUD). Nesta fase, a circulação foi restrita a um grupo de convidados, que percorreu o trecho entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o Parque das Águas, em Pinhais. A operação para o público começa nesta quarta-feira (10).
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Durante a primeira semana, o BUD funcionará apenas entre o Terminal São Roque e o Parque das Águas. A partir da próxima semana, o sistema passa a ligar o Terminal São Roque ao Terminal de Pinhais, que ainda passa por ajustes para receber o novo modal. A operação está sob responsabilidade da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). Enquanto isso, os ônibus convencionais seguirão operando normalmente durante o período de testes.
Produzido pela fabricante chinesa CRRC, o BUD mistura elementos dos sistemas de VLT e BRT, porém sem trilhos. O veículo utiliza orientação por indução magnética no pavimento, pode atingir 70 km/h, possui 30 metros de comprimento, ar-condicionado e capacidade para transportar até 280 passageiros. O valor da tarifa será o mesmo do sistema metropolitano: R$ 5,50.




