Há décadas, moradores de Guarulhos aguardam a chegada do metrô e, ao que tudo indica, esse cenário começa a mudar. Segundo o Metrô, a concretização desse antigo desejo está cada vez mais próxima. Atualmente, o município conta com dois projetos previstos para atender a demanda de transporte: a Linha 19-Celeste e a expansão da Linha 2-Verde. Entre eles, a extensão da Linha 2 deve ser a primeira a sair do papel, ao menos sob a ótica do avanço das obras.
Em entrevista ao O Empreiteiro, o coordenador de obras do Metrô, Danilo Rodrigues, afirmou — conforme noticiado pelo Via Trolebus — que os trabalhos da ampliação entre a Penha e a região da Dutra já tiveram início em uma das futuras estações, com novas frentes previstas para começar em breve.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
“A primeira estação da fase 2, que é a Penha de França, já teve as escavações iniciadas. Hoje estamos com cerca de 13 a 14 metros de profundidade e, nos próximos meses e no início do ano que vem, avançaremos em todos os aspectos dessa fase, permitindo a integração da Linha 2-Verde com Guarulhos”, explicou o coordenador.
Para viabilizar a nova etapa da expansão, o Metrô também contará com a chegada de um novo tatuzão no próximo ano. Com tecnologia de última geração e dimensões expressivas, a tuneladora terá 133 metros de comprimento, diâmetro de 11,67 metros e peso aproximado de 2.600 toneladas. Para comparação, a atual máquina em operação, batizada de Cora Coralina, pesa cerca de 2.100 toneladas e era considerada a maior até então.
O equipamento será do tipo Dual Mode, operando tanto no sistema EPB (Earth Pressure Balance) quanto em modo aberto, o que garante maior segurança e eficiência em diferentes tipos de solo. A capacidade de avanço é estimada em até 15 metros por dia em solo e cerca de 10 metros diários em rocha.
A tuneladora será embarcada da China para o Brasil ainda este ano, com chegada prevista para o primeiro trimestre de 2026. A montagem e o início das escavações estão programados para o primeiro semestre do próximo ano, permitindo que duas tuneladoras atuem simultaneamente nas obras de expansão da Linha 2-Verde.






